Será que as lojas físicas vão desaparecer do mapa?

Será que as lojas físicas vão desaparecer do mapa?

Essa mesma pergunta tem tirado o sono de muitos lojistas em todos os cantos do nosso país e também no mundo.

É claro que a adaptação do comércio tradicional às mudanças trazidas pela tecnologia precisam ter um lugar de destaque nos planos de todos aqueles que comercializam produtos e buscam atender às exigências de consumidores cada vez mais antenados com o universo digital.

Por hora os comerciantes podem apostar no fato de que as lojas físicas ainda têm um papel relevante no processo de decisão de compra dos consumidores. Geralmente, são elas o ponto de partida de quem está procurando um produto ou um serviço especializado.

Por isso mesmo devem estar prontas para atendê-los da melhor forma possível, o que dizer que essas lojas precisam prezar pela simplicidade e contar com colaboradores preparados e interessados em atender as necessidades dos consumidores. Sem sombra de dúvida a preocupação do ponto de venda deve ser surpreender e superar as expectativas dos clientes.

Outro ponto interessante e que merece destaque é que as lojas físicas ao invés de apenas temerem o crescente poder das lojas virtuais podem aproveitar algumas das características delas para incrementar as suas vendas e, consequentemente, aumentar o faturamento.

Entre as possibilidades citamos a organização da loja e o modo como os produtos são expostos. É preciso ser cuidadoso nesse quesito para que os clientes possam ver e identificar melhor o que é vendido no local.

É como se trouxéssemos para o mundo real a facilidade que o visitante tem em um site de compras para visualizar o produto no qual está interessado. Além disso, os atendentes devem estar bem informados sobre o itens comercializados pela loja e passar às pessoas a descrição das funções e vantagens do produto com segurança.

No mais, é possível explorar tudo o que a tecnologia oferece para que a aproximação e a fidelização de clientes aconteça efetivamente.

Para alcançar essa meta vale a pena utilizar as mídias sociais, trabalhar com dois canais, isto é, loja física e virtual ao mesmo tempo, investir em marketing digital e outras ações que coloquem seu estabelecimento definitivamente na era digital.

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre esse assunto? Interaja nos comentários.

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Raphael Gois
Raphael Gois
Especialista em Franchising. Artista Plástico, Formado em Propaganda e Marketing na UNIP – Universidade Paulista. É Designer Gráfico e atuou como Gerente Nacional de Marketing em uma grande empresa da área de educação, a Evolua Educacão. Cursou o Programa de Especialização para Executivos em Franchising, no Franchise College e há 15 anos fundou a Pixie Comunicação onde, atualmente, exerce a função de Diretor. É professor convidado no Programa de Especialização em Franchising, da Franchise Pleno.

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