O grande desafio das Franqueadoras.

O grande desafio das Franqueadoras.

Trabalhar com comunicação exclusivamente para franquias é realmente algo fascinante!


 

E, um dos ganhos mais significativos que temos neste contato diário com franqueadores de várias áreas é percepção de seus grandes desafios. Nos atendimentos que fazemos constatamos que na maioria das vezes as franqueadoras não estão preparadas para colocar em prática ações que façam o engajamento na rede acontecer.

Portanto, o grande desafio delas é desenvolver uma cultura de comunicação com sua rede de franqueados. O que é muito importante, pois uma boa comunicação interna estabelece vínculos de confiança e aceitação entre franqueadora e franqueados.

Desse modo, as informações devem ser apresentadas de forma clara, objetiva e sempre com muita transparência para gerar o engajamento.

Mas o que significa engajamento?

Antes de mais nada é interessante sabermos que ele implica em muito mais do que simplesmente conseguir a atenção ou o ato de ouvir uma mensagem. Está relacionado à ação do franqueado depois dele ouvir o que foi comunicado, mais especificamente agir. Essa saída do lugar comum, ao qual podemos dar o nome de zona de conforto para a ação concreta, recebe o nome de engajamento propriamente dito.

Por isso que engajar pessoas é uma arte! Uma arte que cada vez mais o franqueador precisará dominar. É desse modo que ele poderá lidar com mais facilidade com um franqueado ou grupo deles que estão sem foco, desinteressados e até mesmo indiferentes a tudo que é proposto pelo franqueador. É imperativo ao franqueador que ele saiba conciliar as expectativas desses franqueados àquilo que o franqueador sonha ou propõe para o crescimento do negócio.

Isso significa que é necessário conseguir despertar nos franqueados o interesse em lutar pelo desenvolvimento da franquia, importarem-se com seu futuro, fazê-los interessados na mudança. Essa é uma cultura que precisa ser criada e aprimorada a cada dia, trabalhando para que sejam mudados os hábitos e o pensamento dos franqueados e o desafio do engajamento superado.

 Quer saber mais sobre esse assunto?

 

 

 

Compartilhe
Raphael Gois
Raphael Gois
Especialista em Franchising. Artista Plástico, Formado em Propaganda e Marketing na UNIP – Universidade Paulista. É Designer Gráfico e atuou como Gerente Nacional de Marketing em uma grande empresa da área de educação, a Evolua Educacão. Cursou o Programa de Especialização para Executivos em Franchising, no Franchise College e há 15 anos fundou a Pixie Comunicação onde, atualmente, exerce a função de Diretor. É professor convidado no Programa de Especialização em Franchising, da Franchise Pleno.

Comente