Como construir um bom relacionamento com o cliente?

Como construir um bom relacionamento com o cliente?

Antes de mais nada vamos definir o que é exatamente relacionamento com o cliente.

Bem, trata-se de toda interação entre sua indústria, comércio ou empresa de serviços com o cliente. O que quer dizer que ele engloba tudo que acontece desde a chegada do consumidor ao estabelecimento passando por todas as etapas da venda, inclusive o pós-venda.

Como já deve estar imaginando é a qualidade do atendimento que determina como será o relacionamento com o cliente.

Sendo assim, a chave do sucesso nesse caso é tratar o cliente como gostaria que fosse tratado. Não empurrar produtos ou serviços desnecessários, mas sim efetivamente resolver os problemas que o cliente tem.

É interessante ter em mente que o relacionamento com o cliente deve ser de longo prazo, que ele sempre volte para comprar em seu estabelecimento.

Então como construir um bom relacionamento com o cliente?

Talvez não exista uma receita pronta, mas algumas atitudes garantem que o relacionamento com seu cliente será excelente. Acompanhe algumas delas:

  • Crie um ambiente de confiança

A confiança é o alicerce de qualquer tipo de relacionamento e com o cliente não é diferente. Vale ressaltar que a confiança é algo que precisa ser construída.

Portanto, invista nessa construção desde a chegada do cliente, com as boas-vindas, sorriso agradável e receptível. Deixe de lado seus preconceitos e trate bem todas as pessoas que entrarem na loja.

Demostre que o cliente é importante, dê toda a atenção que ele precisa, atenda-o com rapidez e gentileza.

  • Ouça o cliente

Deixe que o cliente diga o que precisa. Permita que ele fale sobre o gosta, seja sensível para perceber suas necessidades, pois sabendo o que o consumidor quer, fica mais fácil auxiliá-lo e apresentar as melhores opções para ele.

Demonstre sincero interesse enquanto o cliente estiver falando, bem como sua disposição em ajudar.

  • Fale a língua do cliente

Para facilitar a comunicação evite conversar com o cliente usando termos técnicos, siglas e outras expressões que possam confundi-lo ou deixá-lo envergonhado devido ao seu desconhecimento.

Sempre fale a mesma língua do cliente, use palavras simples, um tom de voz adequado, que transmita paciência e repetindo a informação quando necessário com tranquilidade.

  • Resolva reclamações imediatamente

As reclamações precisam ser resolvidas rapidamente. Isso demonstra respeito e o compromisso que se tem o cliente. Do mesmo modo, todas as críticas e sugestões também precisam ser levadas em consideração e sempre respondidas cordialmente e com a maior rapidez possível.

  • Faça um pós-venda nota 10

Faça contato com o cliente para descobrir o quanto ele está satisfeito com o produto comprado ou serviço contratado. Use os canais de comunicação para mantê-lo informado sobre como usufruir melhor o que adquiriu e fazer com que ele também acompanhe as novidades.

Agora que já conhece alguns dos caminhos com os quais pode construir um bom relacionamento com o cliente, interaja nos comentários sobre esse assunto.

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Raphael Gois
Raphael Gois
Especialista em Franchising. Artista Plástico, Formado em Propaganda e Marketing na UNIP – Universidade Paulista. É Designer Gráfico e atuou como Gerente Nacional de Marketing em uma grande empresa da área de educação, a Evolua Educacão. Cursou o Programa de Especialização para Executivos em Franchising, no Franchise College e há 15 anos fundou a Pixie Comunicação onde, atualmente, exerce a função de Diretor. É professor convidado no Programa de Especialização em Franchising, da Franchise Pleno.

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