Como conduzir estratégias de marketing de modo eficiente em uma franquia?

Como conduzir estratégias de marketing de modo eficiente em uma franquia?

É de conhecimento comum que em franquias o marketing deve seguir as regras determinadas pela franqueadora.

Mas nem sempre a comunicação, a linguagem e a aplicação das campanhas publicitárias distribuídas por ela são adequadas para atingirem públicos tão variados ou para dialogarem com a diversidade de interesses e costumes que encontramos pelo país afora.

Tudo isso porque há diferenças entre as necessidades dos clientes em cada região do Brasil e, também, fatores geográficos, climáticos e culturais influenciam a preferência dos consumidores.

Diante desse cenário, pergunta-se: Como conduzir estratégias de marketing de modo eficiente em uma franquia?

A resposta é simples! As franquias devem investir em Local Store Marketing.

Essa expressão pode ser traduzida como ação de marketing local e, no dia a dia do franqueado significa dedicar-se aos clientes que estão ali, pertinho dele, que passam todos os dias bem em frente à sua loja.

O desenvolvimento de ações locais é fundamental para aproximar a proposta da empresa e sua oferta dos consumidores, pois é na loja do bairro ou da cidade que eles compram produtos e serviços.

Para colocá-las em prática o primeiro passo é certificar-se de que as franqueadoras permitem, no contrato, que os franqueados executem ações de marketing localmente.

Se a resposta for positiva, há vários caminhos que podem ser seguidos para melhorar o fluxo de clientes na franquia e, consequentemente, aumentar o faturamento.

Para alcançar resultados positivos, entre as opções existentes é possível:

  • Divulgar promoções em mídias sociais;
  • Publicidade em revistas regionais;
  • Patrocinar eventos locais;
  • Estabelecer parcerias com comerciantes da cidade;
  • Promover demonstrações dos produtos ou serviços oferecidos pelas franquias em escolas, clubes, restaurantes, shoppings e outros locais de grande concentração de pessoas.

Agora, aproveite nossas dicas e sucesso nas ações estratégicas de marketing local em sua franquia.

E, conte para a gente sua experiência nesse assunto. Interaja nos comentários!

 

 

 

 

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Raphael Gois
Raphael Gois
Especialista em Franchising. Artista Plástico, Formado em Propaganda e Marketing na UNIP – Universidade Paulista. É Designer Gráfico e atuou como Gerente Nacional de Marketing em uma grande empresa da área de educação, a Evolua Educacão. Cursou o Programa de Especialização para Executivos em Franchising, no Franchise College e há 15 anos fundou a Pixie Comunicação onde, atualmente, exerce a função de Diretor. É professor convidado no Programa de Especialização em Franchising, da Franchise Pleno.

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