7 dicas para tornar sua equipe de vendas mais produtiva

7 dicas para tornar sua equipe de vendas mais produtiva

A produtividade da equipe de vendas preocupa muitos proprietários e gerentes de lojas, por exemplo.

No entanto, antes de mais nada é muito importante a gente entender o que de fato é produtividade. Bem, essa é uma expressão usada para indicar o aumento da produção tanto em quantidade quanto qualidade. Em outras palavras é quando a equipe vende mais e melhor.

Como conseguir esse objetivo? Como aumentar a produtividade de sua equipe de vendas?

Confira algumas dicas que preparamos para você torná-la mais produtiva:

  • Faça planejamento

 Faça um planejamento estratégico definindo os procedimentos e os padrões para fazer o atendimento aos clientes. De fato, o planejamento é importante em tudo na nossa vida e tem papel decisivo quando se trata do trabalho da equipe de vendas, pois assim cada um sabe o que será feito, como e quando executar determinada tarefa.

  • Motive sua equipe

Garanta a motivação de sua equipe, pois os resultados do trabalho feito com motivação é infinitamente maior do que aquele em que ela não está presente. Você poderá motivá-los de várias formas, por exemplo, incluindo-a em decisões importantes, considerando suas opiniões e sugestões, bem como reconhecendo seus esforços distribuindo algum tipo de bônus ou benefício.

  • Faça conhecidos os objetivos e metas

É muito importante que os objetivos e metas de sua loja sejam conhecidos de todos os seus colaboradores, pois é a partir dessas informações que eles saberão onde se quer chegar e poderão se comprometer ainda mais com a superação das metas.

  • Ofereça treinamento contínuo

 Invista o mais que puder em treinamento para que sua equipe desenvolva a aptidão para as vendas, bem como outras habilidades como a criatividade, por exemplo. Esse treinamento deve ser de qualidade e contínuo para levar aos resultados desejados. Ajude-os a sempre aprenderem coisas novas e a colocar esse aprendizado em prática.

  • Forneça boas ferramentas de trabalho

 Não seja negligente com as ferramentas de trabalho de seus vendedores. Esteja sempre atento para que equipamentos tecnológicos usados por eles funcionem perfeitamente. Computadores, celulares, tablets, internet e outros recursos devem ajudar seus vendedores em seu trabalho e não os atrapalhar.

  • Promova o engajamento da equipe

Todos os planos para aumentar a produtividade da equipe vão dar certo apenas se ela estiver engajada. Portanto, promova o envolvimento dela! Isso pode ser feito alinhando a liderança da sua equipe de vendas com todos os níveis da empresa, desenvolvendo uma comunicação eficaz e oferecendo oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional, por exemplo.

  • Dê e receba feedback

Adote o hábito de conversar com os membros de sua equipe, seja em grupo ou individualmente. Quando os resultados forem positivos não economize elogios e mostre como foi importante o bom desempenho de cada um para o alcance da meta.

Se um dos membros da equipe está precisando de ajuda para melhorar suas vendas, fale particularmente com ele e mostre sua disposição em colaborar para que a necessidade dele seja suprida.

E, para que a comunicação seja realmente eficaz peça o feedback deles a respeito de seu trabalho. Procure saber o que eles acham e quais melhorias seriam interessantes para as correções quando for o caso.

Você tem mais uma dica para tornar uma equipe de vendas mais produtiva? Compartilhe conosco sua opinião.

Compartilhe
Marli Betker
Marli Betker
Redatora Publicitária. Formada em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, com cursos de atualização em Filosofia e Sociologia pela Fundação Getúlio Vargas, especialista em comunicação escrita pela Fundação Bradesco, Mídias Sociais na Faculdade Cásper Líbero e MBA em Comunicação e Marketing pela Universidade Cruzeiro do Sul. Neste último curso aprofundou seus estudos em Franchising. Atualmente, trabalha na Pixie Comunicação.

Comente